O que é a Ginecomastia?
A doença ginecomastia é o desenvolvimento anormal da mama no homem. O quadro pode ser provocado por distúrbios hormonais, esteroides anabolizantes, medicações para tratar glândula de próstata aumentada, uso de fitoterápicos e consumo excessivo de álcool, maconha, heroína e cerveja. Destacamos que, na puberdade, a mama dos meninos pode se desenvolver, o que cessa com o crescimento. Na GINECOMASTIA, a sensibilidade da mama também é alterada.
Já a cirurgia de ginecomastia é o procedimento de correção da protuberância da mama, seja ela por excesso de gordura ou de glândula. Na cirurgia, é feita a lipoaspiração da gordura na região, seguida da retirada do volume anormal de glândula mamária.
Quando a Ginecomastia é indicada?
A Ginecomastia é indicada para pacientes insatisfeitos com o aumento do volume das mamas. Na puberdade, a cirurgia não é recomendada, já que a protuberância pode acontecer apenas por disfunção hormonal e regredir espontaneamente. Assim, busca-se tratar as doenças que provocam a protuberância e, se necessário, realiza-se a cirurgia em anos posteriores.
Como é o pós-operatório da Ginecomastia?
A Ginecomastia é um procedimento que dura de 1 a 2 horas, sendo feita com anestesia local e sedação. Após a operação, o paciente deve utilizar uma cinta cirúrgica por 30 dias. As atividades físicas podem ser retomadas após o mesmo período. Também é necessário realizar sessões de drenagem linfática, para reduzir o inchaço e evitar a fibrose e a retração.
A cirurgia de Ginecomastia possibilita melhorar a autoestima do homem que se sente insatisfeito com o aumento do volume mamário. O Dr. Alessandro Spíndola realiza a ginecomastia e um acompanhamento pós-operatório muito cuidadoso. Entre em contato e agende a sua consulta!