Nos últimos 10 anos, a realização de procedimentos estéticos entre jovens de 13 a 18 anos, aumentou mais de 140% de acordo com a pesquisa Sociedade Brasileira de Cirurgia de Plástica (SBCP) em 2016. Foram realizadas 1.472.435 cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras no Brasil e, deste total de pacientes, cerca de 6% tinham idade igual ou inferior a 18 anos. 

 

Dados do censo da SBCP de 2016 a 2018, revelam que a maior procura por procedimento estético está entre a faixa etñária de 36 a 50 anos. Outro fato que chamou a atenção foi quantidade de procedimentos estéticos realizados em pacientes com mais de 60 anos. 

 

Em amostras, os números são:

– 34,7% das cirurgias foram realizadas em jovens de 19 a 30 anos.

– 36,3% dos procedimentos foram realizados em pacientes entre 36 aos 50 anos.

– 6,6% das cirurgias plásticas foram realizadas pacientes com idade superior a 60 anos (passou de 5,4% a 6,6%) provavelmente pela preocupação com a longevidade.

 

As estatísticas mostram o aumento da procura por cirurgias plásticas em todas idades, portanto é fundamental que a/os pacientes conhecem o processo de tomada de decisão para que este desejo seja realizado de forma segurança.

 

Na Spíndola Cirurgia Plástica, a Jornada do Paciente é a diretriz que conduz o paciente juntamente com a orientação médica. 

 

Portanto, o #primeiro passo é buscar um médico membro da SBCP, com o qual você sinta segurança e liberdade para te apoiar no processo de decisão. Para fazer a busca de um médico, basta digitar o nome ou o CRM do profissional no campo de buscas do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; aqui

Depois de eleger o médico, o #segundo passo é passar em consulta de avaliação clínica. Nessa hora, é importante esclarecer com o cirurgião todas as informações pertinentes ao procedimento. É preciso estar à vontade para expor medos, inseguranças, ansiedades e expectativas. É muito importante criar um vínculo de confiança com seu médico! 

Ao dar este passo, a decisão ficará clara, e vocês passarão a planejar como cirurgia vai acontecer. 

O #terceiro passo (e “só então”) está relacionado com o orçamento e forma de pagamento. É importante verificar todos os custos envolvidos com a cirurgia, cobertura dos exames pelo plano de saúde, custos com medicamentos, cinta ou meias elásticas, drenagens etc. Você deve, resolver todas as dúvidas com o cirurgião plástico e sua equipe médica. 

O #quarto passo é realizar todos os exames pré-operatórios, sob orientação do médico. 

O #quinto passo é conhecer o seu anestesista. Ele é um especialista, parte do corpo clínico que trabalha junto com o seu cirurgião plástico para o sucesso do procedimento cirúrgico. Ele estará presente no pré-operatório, durante a cirurgia e no pós-operatório imediato, junto com a equipe do seu cirurgião.

O #sexto passo é o momento pré-cirúrgico, definido pelos protocolos de acordo com cada procedimento e aspectos clínicos de cada paciente. Você deve seguir rigorosamente todas as orientações recomendadas pelo seu médico e pela equipe dele.?

O #sétimo passo é o dia da cirurgia. Neste momento o planejamento e a estratégia cirúrgica serão implementados s rigorosamente de acordo com procedimento a ser realizado. Siga todas as orientações médicas, desde as mais genéricas e evite inconvenientes no dia da cirurgia.

Há, por exemplo, demandas como lavar os cabelos na véspera, ir ao hospital usando roupas confortáveis e de fácil abertura, deixar acessórios como relógios, jóias e bijuterias em casa, chegar com no mínimo, 2 horas de antecedência ao hospital com seu acompanhante e estar com os documentos para o processo de internação em mãos. ?? 

O #oitavo passo é o pós-operatório. O paciente deve estar atento as orientações do pós operatório e ser segui-las rigorosamente. Parece repetitivo? Sim, porém é necessário para sua recuperação e comodidade. 

?? Você deve respeitar o repouso em casa exatamente como recomendado pelo seu cirurgião plástico. O repouso nas primeiras 48h é fundamental para a recuperação do organismo, assim como opte por uma dieta alimentar leve e com muito líquido e, essencialmente ir ao retorno médico nas datas programadas pelo seu cirurgião. 

Pronto! Você completou a sua Jornada.

Quer entender melhor este processo com o Dr. Alessandro Spíndola? Então assista o vídeo sobre o assunto, clique aqui

 

CRM 92759 / RQE 38043

 


WhatsApp chat