Rinoplastia (Plástica de nariz)

Marque sua consulta com
Dr. Spíndola.

A rinoplastia é um procedimento que deve ser feito por cirurgiões plásticos experientes.

Esteticamente, essa é uma das intervenções que pode afetar positivamente a autoestima de homens e mulheres e tem indicações importantes e de aspecto funcional, que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida.

Diminuir o tamanho do nariz ou remodelar, pode significar o aumento da:

  • Qualidade da respiração
  • Capacidade de ter um sono reparador
  • Performance esportiva
  • Melhora no olfato e paladar

Benefícios 

A rinoplastia é um dos procedimentos mais antigos da cirurgia plástica e também um dos mais populares na busca pela harmonia do rosto.

A plástica do nariz pode, não só diminuir o tamanho do nariz, como ainda:

  • Corrigir um defeito de nascença
  • Modificar o tamanho do nariz
  • Modificar o formato da ponta do nariz
  • Mudar a largura das narinas
  • Alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior

Ao longo do tempo, essa evolução das técnicas cirúrgicas permitiu um progresso enorme na recuperação dos pacientes, que ficou mais rápida.

O cirurgião pode fazer a rinoplastia de duas maneiras:

  1. Exorrinoplastia: técnica aberta, em que o especialista faz pequenas incisões na base do nariz
  2. Endonasal: técnica fechada, com pequenas incisões na parte interna de cada narina

A decisão por uma das técnicas influencia no período de recuperação e vai determinar a velocidade do desaparecimento de hematomas, que pode levar, no mínimo, de sete a dez dias. Edemas (inchaços) podem persistir dias ou até meses, por isso o acompanhamento médico é vital para resultados satisfatórios.

Beleza e personalidade

Fazer uma rinoplastia é alterar aspectos funcionais ou estéticos, mas para tomar essa decisão, o paciente deve levar em consideração que não existe um ‘nariz ideal’. As feições devem seguir uma harmonia orgânica entre todos os elementos: olhos, nariz, boca, queixo, formato da arcada etc.

O equilíbrio dado pelas medidas de alguns meridianos já foi objeto de estudos científicos, e alguns chegam a apontar que a angulação ideal não deve ter menos de 90 graus, partindo-se do lábio. Medidas inferiores resultam em uma aparência caída do nariz.

O consenso é que traços únicos e a beleza natural deve ser valorizada, acompanhando os tipos de rosto de cada indivíduo.

Marque sua consulta com Dr. Spíndola.

Perguntas Frequentes

Principais dúvidas sobre os procedimentos

É uma cirurgia indicada para corrigir dificuldades respiratórias funcionais por conta de anormalidades na estrutura e para melhorar a proporção do nariz em harmonia com a face.

O procedimento pode ser fechado, com as incisões feitas no interior do nariz, ou em um procedimento aberto, quando a incisão é feita pela faixa de tecido que separa as narinas, a columela. Por elas, o cirurgião plástico acessa os tecidos moles e esculpe o nariz, aumentando ou reduzindo estruturas com enxertos de cartilagem (geralmente do próprio nariz).

Local com sedação ou geral.

A média de tempo de duração da cirurgia é de 1 a 2 horas.

Siga expressamente as orientações quanto ao que fazer no dia da cirurgia, assim como procedimentos quanto à alimentação, banho, medicamentos, informações sobre anestesia e o pós-operatório.

É preciso realizar todos os exames solicitados pelo cirurgião e informá-lo sobre todos os remédios que faz uso, de anticoncepcionais à antidepressivos, por exemplo. 

A interação medicamentosa pode interferir na coagulação, se estiver tomando medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, antigripais, inibidores de apetite, ginseng e ginkgo biloba, é necessário interromper o uso 14 dias antes da cirurgia.

 

Em média 5 a 7 dias. Atividade física a partir de 30 días.

Marque sua consulta com Dr. Spíndola.

WhatsApp chat