Benefícios
A rinoplastia é um dos procedimentos mais antigos da cirurgia plástica e também um dos mais populares na busca pela harmonia do rosto.
A plástica do nariz pode, não só diminuir o tamanho do nariz, como ainda:
- Corrigir um defeito de nascença
- Modificar o tamanho do nariz
- Modificar o formato da ponta do nariz
- Mudar a largura das narinas
- Alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior
Ao longo do tempo, essa evolução das técnicas cirúrgicas permitiu um progresso enorme na recuperação dos pacientes, que ficou mais rápida.
O cirurgião pode fazer a rinoplastia de duas maneiras:
- Exorrinoplastia: técnica aberta, em que o especialista faz pequenas incisões na base do nariz
- Endonasal: técnica fechada, com pequenas incisões na parte interna de cada narina
A decisão por uma das técnicas influencia no período de recuperação e vai determinar a velocidade do desaparecimento de hematomas, que pode levar, no mínimo, de sete a dez dias. Edemas (inchaços) podem persistir dias ou até meses, por isso o acompanhamento médico é vital para resultados satisfatórios.
Beleza e personalidade
Fazer uma rinoplastia é alterar aspectos funcionais ou estéticos, mas para tomar essa decisão, o paciente deve levar em consideração que não existe um ‘nariz ideal’. As feições devem seguir uma harmonia orgânica entre todos os elementos: olhos, nariz, boca, queixo, formato da arcada etc.
O equilíbrio dado pelas medidas de alguns meridianos já foi objeto de estudos científicos, e alguns chegam a apontar que a angulação ideal não deve ter menos de 90 graus, partindo-se do lábio. Medidas inferiores resultam em uma aparência caída do nariz.
O consenso é que traços únicos e a beleza natural deve ser valorizada, acompanhando os tipos de rosto de cada indivíduo.