CORONAVÍRUS: Fique informado e seja responsável!

A pandemia provocada pelo Coronavírus apresenta números impressionantes em um curto período, já são quase 336.066 pessoas infectadas pelo vírus ao redor do mundo e 14.647 mortes (informação em 23/3/2020) e os novos casos crescem a cada minuto.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, o principal desafio dos países é “achatar a curva de contágio” com o objetivo de evitar o colapso do sistema de saúde e diminuir o número de mortes provocadas em decorrência da infecção causada pelo COVID-19.

O Coronavírus é uma doença infecciosa transmitida pelo contato com uma pessoa infectada. A recomendação é que tanto os casos suspeitos quanto os casos confirmados (sintomas leves) mantenham isolamento por 14 dias. O objetivo do isolamento é evitar o contágio de outras pessoas, durante o período de transmissão, visto que até o momento não existe tratamiento para o Coronavírus.

Os sintomas da infecção são semelhantes a uma gripe, sendo que a tosse, a congestão nasal, a dor de garganta e a febre são os sintomas mais comum. No entanto, o paciente também pode apresentar diarreia e sintomas respiratórios mais graves.

De acordo com estudo realizado pelo Center of Disease Control Chinês, 80% dos pacientes infectados apresenta a forma leve da doença, 13% apresenta a forma severa e 7% apresenta a forma grave. Sabe-se também que pessoas com 60 anos ou mais e pacientes portadores de doenças crônicas fazem parte do grupo de risco devido a maior fragilidade.

Portanto, seja consciente e adote as medidas de proteção contra o Coronavírus.

1. Evite contato social e contato direto com outras pessoas (mantenha distância de 1m)
  2. Fique em casa, saia somente se for necessário.
  3. Proteja o grupo de maior risco.
  4. Lave as aos frequentemente e oriente as crianças a fazerem o mesmo.
  5. Utilize álcool gel 70% para a higiene das mãos.
  6. Proteja a boca e o nariz ao tossir ou espirar (lave as mãos imediatamente)

Para os casos suspeitos e confirmados, a recomendação é manter o isolamento completo e o uso de máscara durante o contato com algum familiar ou cuidador. Oriente seus familiares, amigos e vizinhos a adotarem as medidas de prevenção e controle necessárias para diminuir o número de novos casos.