No final do ano ou começo de ano, de forma geral as pessoas aproveitam o clima e o período de descanso para realizar o máximo de atividades ao ar livre e em contato com a natureza, como por exemplo, banho cachoeira, mar ou piscina… é neste período também que muitas pessoas se sentem mais incomodadas com as formas do corpo ou com aquelas gordurinhas que ficam mais visíveis com o uso de roupa de praia como biquínis ou sungas, por exemplo. 

 

A cultura de culto à imagem, a qual está cada vez mais presente em nosso cotidiano, acentua a sensação de se sentir fora de um padrão de beleza imposto pelas mídias e celebridades. 

 

Saiba: você não precisa “se enquadrar”! O mais importante é você ter uma vida saudável e estar satisfeito ou satisfeita com seu próprio corpo. 

 

A auto aceitação não te impede de buscar recursos e procedimentos estéticos, mas o principal objetivo deste processo deve ser a busca por uma mudança harmônica que respeite a forma do seu corpo.

 

Não há nenhum problema em desejar uma transformação ou mesmo uma correção estética, desde que esse processo seja acompanhado e orientado de perto pelo seu médico e outros profissionais de saúde como nutricionistas e educadores físicos, por exemplo. O que não deve ser estimulada é a expectativa em uma “única via”, como por exemplo, imaginar que todos os “fantasmas e censuras internas” vão sumir depois de uma determinada cirurgia, a “plástica da vida”. 

 

Aproveita o momento para se cuidar

 

O melhor momento para se cuidar é agora! Porém não se prenda aos estereótipos corporais ou procedimentos de moda, faça uma auto leitura, respeite seus traços e não tenha medo de harmonizar tudo aquilo que pode ser melhorado. O essencial é se sentir bem com você mesma(o) e que a saúde seja o seu ponto de equilíbrio.

 

Muitos pacientes aproveitam o período do final de ano para realizar tratamentos ou mesmo realizar cirurgias estéticas para aproveitar as férias escolares, recessos corporativos e o recurso financeiro mais propícios.

 

Dentro dos consultórios, dezembro marca o período de alta na busca por cirurgias plásticas de lipoaspiração, abdominoplastia, aumento e até a diminuição das mamas. 

É sempre muito importante salientar que os padrões de beleza mudam ao longo do tempo, influenciando a moda, os comportamentos, nossa cultura e o que designamos como sendo “o belo”. A autoestima forte deve estar sustentada por autoconhecimento e hábitos saudáveis. 

Mas para quem quer se programar, algumas medidas são infalíveis: 

  • Busque um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
  • Marque uma sua consulta. Tudo deve partir daí, ainda que a sua cirurgia possa demorar alguns meses para ocorrer, o final de ano permite que você adeque e prepare a agenda com mais facilidade.
  • Mantenha, comece ou aproveite para repensar sua rotina de exercícios físicos combinados com alimentação balanceada, para manter o peso ou reduzi-lo.
  • Pense no preparo da pele para a exposição solar, com o uso de hidratantes, filtros solares, dermocosméticos e até nutracêuticos que melhoram os cuidados com pele e cabelo antes do bronzeado.
  • Não tenha pressa: tome uma decisão segura e tranquila, abordando questionamentos, angústias, ansiedades e as suas expectativas. Você deve se tranquilizar seguindo rigorosamente todas as orientações do seu médico, dentro do consultório, sanando todas as dúvidas que surgirem.

Aproveite a pausa e cuide de você!  

 

 

DR SPÍNDOLA

CRM 92759

 


WhatsApp chat